Roteiro de 2 dias entre Itatiaia(RJ) e Resende(RJ)

Itatiaia (Foto: Simone Pequeno)

No ano passado comemorei meu aniversário de uma forma que (pasme!) ainda não tinha feito: viajando.

É caro(a) leitor(a), apesar de amar viajar nunca tinha passado o meu dia em uma outra cidade.

O bacana é que não foi nada programado, simplesmente coincidiu com esta data.

Foi uma viagem de final de semana, através de excursão à cidade de Itatiaia/RJ, com direito a uma “esticadinha” até Resende/RJ.

Saí às 19h de uma sexta-feira e voltei no domingo (dia do meu aniversário). Foram dois dias de ótimos passeios e boas histórias para contar.

Para começar trarei um resumo do que foi visitado, servindo como um roteiro para você se inspirar e ter uma ideia do que pode ser feito em dois dias na Região das Agulhas Negras, além de trazer dicas de como chegar e onde ficar.

Posteriormente, trarei informações mais específicas e detalhadas sobre cada passeio, através de postagens individuais. Então, vamos ao roteiro?

1º dia (20/05/2016): Saída de São Paulo e chegada a Itatiaia/RJ
Saí do Sesc Consolação, em São Paulo, às 19h rumo à Itatiaia/RJ. A viagem durou cerca de 4h e durante o caminho houve uma parada em uma das unidades da Rede Graal.

As unidades do Graal é um caso a parte, cada uma traz um tema diferente na decoração e
isso já faz com que os visitantes entrem no clima de turista.

Após, segui viagem e cheguei por volta das 23h no Hotel La Ponsa, localizado no bairro residencial Paineiras, em Itatiaia. Cheguei tão cansada que só tomei um banho e capotei.

2º dia (21/05/2016): Parque Nacional do Itatiaia e Penedo
Depois de uma ótima noite de sono, acordei cedo, me arrumei e fui tomar o café da manhã reforçado, pois o dia seria de muitas atividades.

Café da manhã, Hotel La Ponsa, Itatiaia/RJ
O café da manhã do Hotel La Ponsa não possui tantas variações como em grandes hotéis, mesmo assim, é satisfatório: café, leite, achocolatado, iogurte, dois tipos de suco, dois tipos de bolo, pães, frios, frutas, manteiga, requeijão, geleia e ovos mexidos. Muito bom! (Fotos: Simone Pequeno / Gicelle Pereira)

Falando um pouquinho mais sobre o hotel: o quarto que me hospedei era bem espaçoso e arejado, o banheiro também era amplo, as áreas de convivência são bem decoradas e bem cuidadas, há estacionamento e piscina, que não pude usufruir devido ao frio.

Hotel La Ponsa, Itatiaia/RJ
Quarto do hotel (Foto: Simone Pequeno)

Sala de convivência, com lareira (Foto: Simone Pequeno)

Sala de convivência (Foto: Simone Pequeno)

Hotel La Ponsa, Itatiaia/RJ
Piscina (Foto: Simone Pequeno)

Hotel La Ponsa (Foto: Simone Pequeno)

Após o café da manhã e o “reconhecimento” do hotel, saí com o grupo para visitar a parte baixa do Parque Nacional do Itaipu. Lá visitei o Centro de Visitantes, o Mirante do Último Adeus e fiz uma pequena (e escorregadia) trilha até o Lago Azul. O tempo não ajudou muito, pois choveu.

Mirante do Último Adeus, Parque Nacional do Itatiaia
Vista do Mirante do Último Adeus (Foto: Simone Pequeno)

No período da tarde visitei Penedo, que ao contrário do que muitos pensam não se trata de um município, mas sim de um distrito de Itatiaia.

Quando cheguei, a chuva felizmente deu uma trégua e assim pude aproveitar melhor o passeio.

O tempo foi curto para visitar tantos locais, por isso tive que selecionar alguns e deixar o restante para uma próxima vez.

Pequena Finlândia, Penedo
Pequena Finlândia em Penedo (Foto: Simone Pequeno)

Fui à Pequena Finlândia, a uma loja de fábrica de chocolate, provei o famoso sorvete finlandês, entrei em algumas lojinhas onde comprei souvenirs e pronto, acabou o passeio, tive que voltar ao hotel.

Penedo, Itatiaia, RJ
O ímã para minha coleção não poderia faltar rs (Foto: Simone Pequeno)

Tomei banho, descansei um pouco e mais tarde voltei a Penedo para jantar.

O jantar estava incluso no pacote da excursão e disponibilizaram, senão me engano, três pratos para escolha. Optei pelo que tinha truta com molho de amêndoas, já que é o peixe típico da região. Estava gostoso, mas nada excepcional. A apresentação (o empratamento) deixou a desejar, ao menos eu achei...será efeito colateral de telespectador do MasterChef? 😃

Prato típico Itatiaia/RJ
Jantar: truta prato típico de Itatiaia (Foto: Simone Pequeno)

3º dia (22/05/2016): Resende e retorno à São Paulo
Último dia da viagem e o mais especial, afinal era o meu dia, meu aniversário, ueba! Amo fazer aniversário, não me importo em ficar mais velhinha, é bom ter mais experiência, desde que com saúde 😉.

O dia começou muito bem, café da manhã com direito a bolo, recebi telefonemas, mensagens, presentinhos fofos da minha amiga (companheira de viagem), e até o grupo cantou parabéns para mim!  Que delícia!

Saí por volta das 9h com destino à Resende para visitar a AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras.

AMAN Academia Militar das Agulhas Negras, Resende/RJ
AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras (Foto: Simone Pequeno)

Adorei conhecer, foi o passeio mais legal da viagem! Dia ensolarado, passeio agradável, aprendi muito e me emocionei também, foi ótimo.

Saindo da AMAN, almocei e depois segui viagem de volta a minha amada Sampa.

Como chegar (em Itatiaia):
🚗 De carro: Vindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, o acesso é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), Km 318.
🚌 De ônibus: A viação Cometa faz o trajeto entre São Paulo (Rodoviária Tietê) e Itatiaia. Mais detalhes aqui
Vindo do Rio, as opções são as empresas Sampaio e Cidade do Aço.

Onde ficar (em Itatiaia):
Há várias opções de hospedagem, você pode pesquisar e reservar pelo Booking, veja aqui.

Caso escolha o Hotel La Ponsa, onde me hospedei, clique aqui.

Em breve postarei os detalhes sobre cada passeio, fique atento para não perder!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de seguir o blog nas redes sociais!