.

Até que ponto as redes sociais podem atrapalhar a sua viagem?



E aí você vai viajar e resolve compartilhar sua viagem em tempo real. Na verdade, disparar uma selfie (ou um snap) a cada segundo em suas redes sociais ou fazer check-in no facebook de todo local em que estiver ou, ainda, ignorar o que (e o pior: quem) está a sua volta e ficar boa parte do tempo no whatsaap.

OK! Você tem TODO o direito de ficar conectado e postar o quanto quiser, mas já parou para pensar até que ponto isso poderá atrapalhar a sua viagem (além de ser perigoso)?

Já sei que deve estar pensando: Uma blogueira de viagens dizendo isso? Ah tá, sei....até parece que ela não faz o mesmo.” 😁

Veja bem, não é que sou contra as redes sociais (nem poderia), existe muita coisa boa e vantagens, o problema não é utilizá-las, mas sim de que maneira.

Sabe aquela frase: tudo que é demais faz mal, até o que a princípio é bom? Pois bem, é exatamente isso. Como tudo na vida o ideal é ter moderação, equilíbrio.

Pense comigo:
Imagina que você está em uma praia paradisíaca, em um dia lindo, ensolarado, perfeito para curti-la, sentir o vento no rosto, aproveitar o sol, nadar, caminhar para conhecer cada cantinho, comer petiscos típicos, fotografar (sem excesso) ou simplesmente bater papo com sua companhia ou novos amigos, mas ao invés disso, você prefere sentar-se na cadeira de praia e se conectar com o mundo virtual, contar o que está fazendo e saber da vida alheia.

Praia do Gunga, Alagoas, Brasil
Praia do Gunga (Foto: Simone Pequeno)

Pode parecer conversa de gente chata, mas pare e pense: para quê fazer isso? É seu trabalho? Não. É seu momento de lazer, suas férias, sua tão sonhada viagem! Então qual a necessidade de transformá-la praticamente em um reality show?

Eu entendo que esteja tão feliz que queira compartilhar com o mundo, mas agindo assim, quando voltar à “vida real” as fotos serão apenas fotos, você mal terá histórias para contar, momentos para lembrar, pois perdeu tanto tempo no mundo virtual que se esqueceu de aproveitar o que realmente importava.

Aja com equilíbrio! Não há problema algum em postar fotos ou conversar pelo whatsaap durante a viagem. No entanto, reserve um pequeno momento para isso, por exemplo, quando voltar ao hotel, entre um passeio e outro, enfim, alguns minutinhos para se comunicar com seus familiares e amigos.

_____________________________________________________________________

Dica: quando você está viajando sozinha, as redes sociais podem ser sua aliada, pois através delas você entrará em contato com sua família para mantê-la ciente de onde está e se está bem. Todavia, isso deve ser feito inbox, por mensagem privada, em hipótese alguma faça check-in no facebook ou poste fotos em tempo real, pois essas informações poderão ser utilizadas por pessoas de má índole, tornando-se perigoso.
___________________________________________________

Eu passeio bastante, faço visitas guiadas (tours), vou ao teatro, shows e estou cansada de presenciar pessoas que durante esses eventos ignoram o aviso de desligar o celular e ficam escrevendo no whatsaap, curtindo foto no Instagram ou no Facebook. Totalmente dispersas, conectadas no celular e off do mundo. Além de vício, para mim, isso é falta de educação.

Sinceramente, fico pensando o que leva alguém a sair de casa para passear e só ficar no celular? Para quê sair se não aproveita nada?

Desculpa-me pelo desabafo, mas não resisti 😁

Lembre-se que as redes sociais estão aí para nos servir e não o contrário.

Não seja escravo do mundo virtual! Aja de forma consciente e sem exageros, esse é o segredo! A vida é muito curta para desperdiçá-la! Valorize o que realmente importa, antes que seja tarde. 😉

E você, o que pensa a respeito?

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de seguir o blog nas redes sociais!

     

Abraços e até o próximo embarque!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!