.

Ocupação Laura Cardoso: a trajetória de uma dama da arte - #6 Exposições menos badaladas

...porém não menos interessantes

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Exposição Laura Cardoso - Itaú Cultural (Foto: Simone Pequeno)

O instituto Itaú Cultural completa 30 anos de existência e para celebrar trará uma série de exposições dedicadas a mulheres que são referências no mundo das artes.

Que tal aproveitar esse Dia Internacional da Mulher para visitar a primeira delas?

A trajetória da atriz Laura Cardoso é o tema para o ponta a pé inicial desta série. Não poderia começar melhor! Particularmente, admiro muito o trabalho e a profissional que é e tenho certeza que não sou a única 😁

Visitei a exposição sábado passado (04/03/2017) e trago um resumo do que encontrará por lá. Vem comigo!

Instalada no 1º andar do prédio, a mostra traz cerca de 200 itens, entre vídeos, fotos e documentos, em um espaço amplo e decorado com objetos que nos remete à casa de vó: poltronas, baús, malas, cômodas e até mesmo uma vitrola com discos de vinil de novelas em que ela trabalhou.

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Laura Cardoso exemplo de força e vitalidade (Foto: Simone Pequeno)

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
1ª foto: tecidos que representam alguns dos seus personagens marcantes
(Isaura em Mulheres de Areia, Soraya em Explode Coração, Laksmi em Caminho das Índias e Doroteia em Gabriela) 2ª foto: vitrola com discos de vinil (Fotos: Simone Pequeno)

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Abajures de forma inusitada, mas bonita (Foto: Simone Pequeno)

Impressionante conhecer a história de Laurinda de Jesus Cardoso, filha de imigrantes portugueses, nascida no tradicional bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Sempre quis ser atriz, quando pequena fazia dos caixotes da mercearia da avó seu palco, para brincar de interpretar. Nem sabia direito o que era isso, mas já sentia a alegria de estar “atuando”. A força do dom é algo verdadeiramente intrigante.

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Fotos de família, como: em sua primeira comunhão, em seu casamento, fotos dos filhos, do irmão, da família portuguesa recém chegada no Brasil e no centro em destaque a foto dos pais da atriz (Foto: Simone Pequeno)

Não teve dúvidas de qual profissão seguir, por isso que apesar da falta de apoio da família, afinal naquela época atrizes eram consideradas prostitutas (não foi bem essa palavra que Laura Cardoso disse, mas vamos amenizar por aqui kkkkkk), seguiu o seu coração e aos 15 anos foi aprovada em um teste na Rádio Cosmos (Atual Rádio América) onde iniciou sua carreira.

Desde então, sempre com muito estudo, dedicou sua vida à arte! São centenas de trabalho em rádio, televisão, teatro, cinema e até circo! Muitos deles podem ser vistos na exposição.

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Laura Cardoso e Tarcísio Meira em Se a noite falasse - peça de Emília Pardo Bazan, exibida em 1961 na TV Tupi (Foto: Simone Silva)

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Registros de atuações (Foto: Simone Pequeno)

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Cena do espetáculo Vereda da Salvação (1993)

É possível constatar através de depoimentos, como se tornou essa mulher admirável, vista pela família como a matriarca ativa, forte e fiel a seus princípios e pelos colegas de trabalho como extremamente dedicada e estudiosa. É pessoal, o maior ensinamento desta exposição é que talento, por si só, não basta! É preciso paixão, dedicação e muuuuuito estudo e trabalho, isso em qualquer profissão.

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Lindas fotos

Sugestões (e o que eu mais gostei):
- Não deixe de assistir aos curtas-metragens: No Bar de Ton Stringhini e Paulo de Tarso Mendonça (2002) e Clarita de Theresa Jessouroun (2007), neles você terá uma pequena amostra do grande talento da atriz;

- Assista ao desenho Os Flintstones e confira Laura Cardoso dublando a voz do personagem Betty Rubble;

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Trecho de um dos desenhos dos Flintstones (Foto: Simone Pequeno)

- A exposição é totalmente acessível, não apenas para cadeirantes, mas inclusive para deficientes visuais e auditivos através de: audiodescrição, placas e documentos escritos em braile, piso tátil e vídeos com tradução em libras. Fiquei tão feliz com tudo isso, algo que deve ser seguido por todos;

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Piso tátil (Foto: Simone Pequeno)

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Placas em Braile (Foto: Simone Pequeno)

Ocupação Laura Cardoso, Itaú Cultural
Todos os vídeos possuem audiodescrição e interpretação em libras (Foto: Simone Pequeno)

- Não se esqueça de retirar na recepção o programa da exposição. Com 62 páginas, está muito caprichado, contém toda a trajetória da atriz e é ótimo para guardar de lembrança e reler de vez em quando.

Ainda tem dúvida se vale a pena visitar? Então, assista ao teaser abaixo e permita-se inspirar por esta bela história de vida!



Mais informações:
Itaú Cultural
Endereço: Av. Paulista, 149 - Bairro: Bela Vista - São Paulo/SP (Próxima a Estação Brigadeiro do Metrô - Linha verde)
Telefones: (11) 2168-1777 / 2168-1776
Horário de Funcionamento: Até 30/04/17, de terça a sexta das 9h às 20h, sábado, domingo e feriado das 11h às 20h - 1º andar
Ingresso: ENTRADA GRATUITA
Site: http://novo.itaucultural.org.br/

Gostou? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de seguir o blog nas redes sociais!


     

Abraços e um Feliz Dia Internacional da Mulher!

Até o próximo embarque!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!