Fundação Ema Klabin (Foto: Simone Pequeno) |
Visitar museus é algo que realmente gosto, principalmente Casa Museu. Já compartilhei sobre duas delas: Casa Museu Guilherme de Almeida e Casa Museu Pedro Américo.
Hoje contarei sobre mais uma, trata-se da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin Casa Museu, sediada no Jardim Europa, bairro de alto padrão em São Paulo, onde Ema Klabin residiu por mais de quarenta anos.
Filha de imigrantes lituanos, nasceu em 1907 no Estado do Rio de Janeiro. Estudou no Brasil e na Europa e tornou-se grande apreciadora de música e arte. Após a morte do pai, um empresário de grande sucesso na indústria de papel e celulose, assumiu a atividade empresarial da família. Além disso, se dedicou a diversas atividades filantrópicas e assistenciais e atuou de forma significativa na vida cultural da cidade.
Iniciou seu acervo de obras de arte no final da década de 40 e desde então idealizava construir uma residência onde pudesse abrigar sua coleção e receber familiares, amigos e artistas.
Sonho esse que foi realizado em 1960 com a inauguração da casa feita, sob medida, pelo engenheiro-arquiteto Alfredo Ernesto Becker.
Anos mais tarde (1978), a residência foi registrada como Fundação Cultural Ema Gordon Klabin e em 1997, após três anos do seu falecimento, deu início à catalogação do acervo que pode ser contemplado atualmente por todos os seus visitantes.
Motivos não faltam para visitar essa Casa Museu, mas elencarei apenas cinco. Com certeza um deles vai incentivá-lo a conhecê-la. Vamos lá?
1º) Acervo diversificado:
![]() |
Alguns itens do acervo (Foto: Divulgação) |
Por se tratar de uma coleção particular, o acervo com cerca de 1500 peças é totalmente diversificado, já que o importante era o gosto pessoal e não um tema específico.
Há pratarias, mobiliários, arte pré-colombiana, moderna brasileira, oriental, europeia, africana, peças do período colonial e imperial brasileiro, entre outros.
2º) Arquitetura:
Casa vista do jardim (Foto: Simone Pequeno) |
Construído em um terreno de quase 4.000m2, o imóvel de cerca de 900m2, assim como o acervo, não possui um estilo definido, há a união entre elementos clássicos e modernos. Achei lindo!
Há biblioteca, sala de música, de jantar e apenas dois quartos: um de hóspedes e o outro principal com um banheiro imenso, cabe duas vezes o meu quarto nele hahahaha
Há biblioteca, sala de música, de jantar e apenas dois quartos: um de hóspedes e o outro principal com um banheiro imenso, cabe duas vezes o meu quarto nele hahahaha
![]() |
Parte do banheiro da suíte principal (Foto: Divulgação) |
![]() |
Biblioteca (Foto: Divulgação) |
![]() |
Sala de música (Foto: Divulgação) |
Na área externa há um belo e aconchegante jardim.
Parte do jardim (Foto: Simone Pequeno) |
3º) Atendimento:
Fundação Ema Klabin Casa Museu (Foto: Simone Pequeno) |
Como é bom ser bem recebida! Isso acontece na Fundação desde a portaria, passando pela recepção e chegando aos monitores, todos foram extremamente educados e atenciosos.
Não fiz a visita guiada, porém há monitores em todos os ambientes da casa e eles sanaram minhas dúvidas prontamente.
Bom atendimento faz toda a diferença, não é mesmo? Quero voltar em breve para participar de uma das atividades e da visita monitorada.
Confira a programação completa aqui.
4º) Programação:
(Foto: Simone Pequeno) |
A
Fundação oferece rica programação cultural com palestras, tardes
musicais. oficinas, visitas temáticas entre outras atividades.
5º) Localização:
Fazia tempo que tinha vontade de visitar a Fundação Ema Klabin, principalmente quando ia à alguma exposição no MIS – Museu da Imagem e do Som, afinal a Casa Museu está localizada na Rua Portugal, esquina com a Av. Europa, vizinha ao MIS e MUBE.
Para se ter uma ideia, do jardim da Casa tem-se a vista desses museus. Por isso, uma dica é aproveitar uma das suas idas ao MIS (porque com certeza um dia você irá ou retornará lá 😁) e ao invés de ficar esperando a hora de entrada na exposição, sem muito o que fazer, atravesse a rua e visite a Fundação. Seu tempo não será desperdiçado, mas sim muito bem aproveitado.
Mais informações:
Endereço: Rua Portugal, 43 - Bairro: Jd. Europa - São Paulo/SP
Telefones: (11) 3897-3232
Horário de Funcionamento: De quarta a domingo das 14h às 17h
Ingresso: De quarta a sexta R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) para estudantes e terceira idade -- Professores não pagam
Ingresso gratuito para todos aos sábados e domingos
Site: http://emaklabin.org.br/
Obs.: As fotos das obras e das áreas internas são de Divulgação, pois não é permitido fotografar.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!