.

#5: Exposições menos badaladas

... porém não menos interessantes


Na série Exposições menos badaladas, porém não menos interessantes, costumo trazer dicas culturais, mas hoje será diferente.

Nessa mostra vocês não encontrarão quadros, esculturas ou outras obras de arte, ainda assim, constatarão  uma das mais belas obras já realizadas no mundo: a arte/o dom de se doar totalmente para fazer o bem a quem precisa.

Ainda em comemoração a Semana da Mulher, essa exposição conta a trajetória de uma representante feminina que veio ao mundo realmente para fazer a diferença. Já sabem sobre quem estou falando?

Exposição Madre Tereza de Calcutá, São Paulo, SP
(Foto: Simone Pequeno)
Trata-se da Beata Madre Teresa de Calcutá que aos dezoito anos se consagrou a Deus e dedicou sua vida a ajudar aos mais pobres, os excluídos pela sociedade.

Realizou uma grande obra reconhecida mundialmente, recebeu diversos prêmios dentre eles o Nobel da Paz. Recebeu críticas também, mas lidava com ambas da mesma forma, com serenidade e sabedoria. Sempre deixou claro que a obra era de Deus e não dela.

Não relatarei maiores detalhes sobre sua história, pois quero que confiram tudo na exposição:  Madre Teresa de Calcutá – vida, mensagem e espiritualidade.

Exposição Madre Tereza de Calcutá, São Paulo, SP
(Foto: Simone Pequeno)

A mostra está dividida em três partes. A primeira delas conta toda sua trajetória de vida, através de banners com textos e fotos.

Exposição Madre Tereza de Calcutá, São Paulo, SP
Primeira parte da exposição (Foto: Simone Pequeno)

A segunda parte traz uma réplica do quarto onde viveu, relíquias e alguns objetos pertencentes a ela, como por exemplo o hábito.

A terceira exibe um documentário sobre sua obra junto aos pobres.

Além de tudo isso, dentro da Capelinha localizada no térreo, encontra-se uma imagem em tamanho real da Madre Teresa.

Exposição Madre Tereza de Calcutá, São Paulo, SP
(Foto: Simone Pequeno)

Exposição Madre Tereza de Calcutá, São Paulo, SP
(Fotos: Simone Pequeno e Sueli Rodrigues)

Exposição Madre Tereza de Calcutá, São Paulo, SP
(Foto: Simone Pequeno)

Recomendo, visita-la sem pressa, leiam todos os textos e reflitam sobre eles, dediquem-se realmente a aproveitar esse momento de reflexão. Fará bem à alma, estejam certos disto!

Em uma época com tanto egoísmo e intolerância, como essa em que vivemos, conhecer mais sobre essa história emociona e desperta a vontade de fazer um pouquinho que seja pelo próximo, traz esperança e nos aproxima mais de Deus e do seu maior ensinamento: o amor.

"Devemos saber que fomos criados para coisas maiores, não simplesmente para sermos mais um número no mundo, para obter diplomas ou cursos, e este ou aquele trabalho. Fomos criados com um propósito: para amar e ser amados..." (Madre Teresa de Calcutá, Palestra aos Jovens, New Orleans, 1985)

Por isso, convido-os a visitarem de coração aberto, independente da religião, pois o mais importante é a lição de amor e de caridade que essa exposição nos proporciona.

Permitam-se viver essa experiência!

Mais informações:
Centro Pastoral São José do Belém
Endereço: Av. Álvaro Ramos, 366 - Bairro: Belém - São Paulo/SP (Próximo à estação Belém do Metrô - Linha Vermelha)
Telefone: (11) 2693-0287 / 2693-0737
Datas e Horários: Até 31/03/2016 - De segunda a quinta das 9h às 21h, sexta a domingo das 9h às 17h
Ingresso: Gratuito
Obs.: Fotografei apenas o que foi autorizado por um dos responsáveis.

Gostaram? Aproveitem para seguir o blog nas redes sociais!

   

Abraços e até o próximo embarque!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!