.

Acessibilidade: um direito desde a infância



Muito se fala sobre o direito à acessibilidade, mas na prática infelizmente nem todos os estabelecimentos o cumpre.

Claro que, hoje em dia está muito melhor do que antigamente, pois há muitos locais com rampas de acesso, sinalização para deficientes visuais, alguns possuem profissionais capacitados em Libras, enfim, mas ainda há muito a fazer.

Por exemplo: uma pessoa com deficiência auditiva ou visual total, mesmo conseguindo entrar em um Teatro, como poderá acompanhar o espetáculo sem interpretação em Libras ou sem legenda “closed caption” (no caso auditivo) e sem audiodescrição ou os chamados profissionais guias-videntes (no caso visual)? São raros os locais que oferecem esses serviços.

Outro dia li uma frase no site do Ministério do Turismo que resume bem essa situação: "Deficiente é o local que não dá acesso a todos".

Em se tratando de criança o problema continua o mesmo, o que é ainda mais triste, pois diversas vezes não usufruem adequadamente de certos locais e/ou atividades ou até mesmo são privadas de participarem de algumas delas, devido a ausência de uma prestação de serviço de qualidade, ferindo o direito que TODA criança tem: o acesso à cultura e ao lazer.

Pensando nisso, é que a dica do Sampinha nas férias para este final de semana, inclui o público infantil portador de deficiência auditiva e visual.

Lembrando que esta atividade não é restrita aos portadores de necessidades especiais, muito pelo contrário, são para todas as crianças. O que é melhor ainda, pois poderão se divertirem juntas, desprovidas de preconceito, promovendo a inclusão e a troca de experiências.

Vamos conferir?

O Centro Cultural São Paulo - CCSP, localizado próximo à estação Vergueiro do Metrô (Linha azul), oferece neste fim de semana um espetáculo teatral com interpretação em libras e com audiodescrição.

A peça é Ah! Com quem será? e acontecerá nos dias 11/07/15 e 12/07/15 às 16h.

Foto: Divulgação

Sinopse:
Festa de casamento da bruxa Linda. Pretendentes dos mais curiosos aparecem. Quem ela escolherá? Espetáculo circense que retrata temas e personagens clássicos do imaginário infantil encenado com abordagem lúdica e divertida. Espetáculo livremente inspirado na obra O casamento da Bruxa Onilda, de Enric Larreula.
Fábula circense - grupo: ABBACIRCUS - adaptação e direção: Francisco Lcl Rolim - elenco: Francisco Lcl Rolim e Patrícia Htr Lemos - voz em off: Odilon Wagner

Essa atividade é gratuita e faz parte do projeto Livre Acesso, promovido pelo CCSP. Caso queiram saber mais sobre o assunto cliquem aqui!

Mais informações:
CCSP - Sala Jardel Filho
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Bairro: Vergueiro - São Paulo/SP (Estação Vergueiro do Metrô - Linha Azul)
Telefone: (11) 3397-4002
Data e Horário: Dias 11/07/15 e 12/07/15 às 16h
Classificação etária: 5 anos
Ingresso: Entrada Gratuita - A bilheteria será aberta duas horas antes do espetáculo, para retirada de ingresso
Site: http://www.centrocultural.sp.gov.br/

E vocês, conhecem mais atividades que proporcionam a inclusão do público infantil portador de necessidades especiais? Compartilhem conosco, deixando suas dicas nos comentários!




2 comentários:

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!