.

Cozinha do viajante -
Tapioca: do Nordeste para todo o Brasil

A Cozinha do Viajante de hoje traz uma iguaria nordestina que atualmente é a queridinha dos adeptos de uma boa alimentação: a tapioca!

Saudável, saborosa e prática para fazer, essa maravilha é uma excelente pedida para nós viajantes quando precisamos cozinhar durante algumas viagens, seja para economizar ou se alugamos casa ou nos hospedamos em hostel, por exemplo.

Receitinha de hoje: Tapioca doce hummm (Foto: Simone Silva)

A tapioca pode ser salgada ou doce, a massa é a mesma para ambas, o que muda é o recheio. Como boa "formiguinha", darei a receita de uma versão doce, mas super saudável! Ideal para fazer no lanche da tarde ou quando bater aquela vontade louca de comer um docinho.

Vamos lá?

Tapioca com recheio de banana
Ingredientes:
Farinha/Goma para tapioca hidratada
1 banana nanica cortada em rodelas
canela em pó a gosto
margarina ou manteiga 

Modo de Preparo:
Primeiro vamos preparar o recheio. Em uma frigideira, com bom antiaderente, coloque um pouquinho de margarina ou manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Pessoal, é pouca quantidade mesmo, para não ficar gorduroso.

Banana cortada em rodelas (Foto: Simone Silva)

Quando estiver derretida, acrescente a banana cortada em rodelas. Deixe por pouquíssimo tempo, é só para, digamos, dar um "susto" na banana ☺, apenas para ficar mais molinha e dar mais sabor ao recheio.

(Foto: Simone Silva)

Banana após ser retirada do fogo (Foto: Simone Silva)

Feito isso, coloque em uma tigela e salpique canela em pó. Misture levemente e reserve.

Banana com canela (Foto: Simone Silva)

Agora vamos preparar a tapioca. Coloque uma pitada de sal na farinha e misture. Aqueça uma frigideira em fogo baixo.

Após, polvilhe um pouco da farinha na frigideira de modo a preencher toda a superfície. Com a ajuda de uma colher, espalhe a farinha/goma para ficar uniforme. Não precisa pressionar a massa, apenas passar a colher levemente.

(Foto: Simone Silva)

O ponto certo para colocar o recheio é quando ao mexer a frigideira a tapioca deslizar sobre ela, ou seja, quando estiver soltinha, sem grudar. Daí é só recheá-la, dobrá-la ao meio e se deliciar. Não é simples?

Passo a passo em foto (Foto: Simone Silva)

Dicas:
- Para a tapioca ajudar na função intestinal, no momento em que colocarem a farinha no fogo, salpiquem um pouquinho de semente de chia;
- Outras sugestões de recheios são: queijo branco e goiabada, doce de leite (versão nada light hihihi), queijo, requeijão e tantos outros, usem a imaginação;
- Caso não queiram preparar um recheio, basta passarem margarina ou manteiga na tapioca quentinha que já fica uma delícia;
- No café da manhã, substitua o pão francês pela tapioca. Segundo os nutricionistas, ambos possuem praticamente a mesma quantidade de calorias, porém, a vantagem da tapioca é que não contém glúten.

(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Agora vou comer a minha

Bom apetite a todos!

2 comentários:

  1. Huum deveria estar muito gostoso, esses dias eu fiz uma tapioca com banana e leite condensado só não coloquei a canela, uma pena porque a canela ia deixar mais saboroso ainda.
    Bjoooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm com leite condensado deve ficar muito bom...vou experimentar da próxima vez ;)

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!