.

5 curiosidades sobre o Centro Histórico de Paraty (#14 Click insta da semana)

Viajantes queridos o "Click insta da semana" que ganhou disparadamente, traz uma imagem que é "cartão-postal" de uma cidade encantadora do litoral sul fluminense, vizinha das cidades de Ubatuba/SP e Angra do Reis/RJ.

Após essas dicas ficou fácil adivinhar sobre qual cidade estou falando, não é mesmo?

Então, vamos conferir?

Paraty - Centro Histórico
A bela Igreja de Santa Rita, vista da Baía de Paraty (Foto: Simon Silva)

Paraty me conquistou antes mesmo de visitá-la e durante minha estadia pude reiterar minha paixão por este lugar.

A cidade é pequena, porém possui muitos atrativos: praia, trilhas, alambiques, cachoeiras, passeios culturais, enfim, atividades para todos os gostos.

Dentre eles, um dos principais é o passeio pelo centrinho histórico. Um lugar incrível  que, como eu mencionei no IG, merece uma visita guiada, para além de contemplar sua beleza conhecer a sua rica história.

Por isso, que hoje compartilho algumas curiosidades que conheci durante minha visita a este cantinho de Paraty. Vamos lá?

1) Paraty possui uma forte influência da maçonaria. Esta presença pode ser comprovada, por exemplo, nos símbolos encontrados nas fachadas dos antigos sobrados. Também atribuem aos maçons, o traçado das ruas com suas esquinas desencontradas.


(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

2) Carros não podem circular pelas ruas do Centro Histórico e grande parte delas possuem dois nomes :O

3) Passos da Paixão: são representações de momentos da Paixão de Jesus Cristo. A Semana Santa é a única época do ano em que são abertos, servindo como oratórios durante a passagem da procissão.

4) A forma com que as ruas foram construídas permite que o vento circule uniformemente por todo o local.


(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

5) Todos já devem ter visto fotos onde ruas do centrinho são invadidas pelas águas, durante a maré cheia. Isso ocorre por estar no nível do mar. Para ajudar no escoamento das águas é que projetaram as ruas em formato de canal.


(Foto: Simone Silva)

Gostaram? Essas foram apenas algumas das muitas curiosidades do Centro Histórico de Paraty. E vocês conhecem mais algumas? Compartilhem conosco!


Aproveitem para seguir o blog no IG! 

Abraços e até mais!

2 comentários:

  1. Ola Simone, moro tão perto de Paraty e ainda não conheço (infelizmente) mas essa ano espero ter a oportunidade de conhecer ;)!!!!
    abraços muito boa sua matéria, adorei ♥
    Lilian Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian! Primeiramente obrigada pelo elogio :)
      Quando tiver oportunidade vá mesmo conhecer Paraty! Você vai adorar!. Eu passei apenas um final de semana e fiquei com gostinho de "quero mais" rs Por isso um dia voltarei, não sei quando, mas voltarei rs
      Bjs

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!