.

A genialidade de Salvador Dalí

Vamos fechar a semana com mais uma dica de exposição, desta vez sobre o genial Salvador Dalí!

Exposição "Salvador Dalí" (Foto: Simone Silva)

Dalí foi um artista completo: pintor, desenhista, ilustrador, cineasta e escritor, e todas essas vertentes podem ser vistas nesta exposição.

Dalí: irreverente (Foto: Simone Silva)

Nessa mostra o público poderá conferir mais de 200 peças, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, documentos e filmes, do mestre surrealista.

É uma grande viagem pelas obras de Dalí, não apenas as do Surrealismo, no qual se destacou, mas também de outros estilos pelos quais passou, como o expressionismo e o cubismo.















Gala, a esposa de Dalí, foi de extrema importância em sua trajetória. Ele a retratou em várias obras.


Gala, a esposa de Dalí

"Monumento imperial a la mujer niña", 1929 - "La mujer niña" é Gala
(Foto: Simone Silva)

Impossível não se fascinar pelo seu universo sonhador e imaginário.

São tantos os detalhes, um exemplo é a obra abaixo: em um primeiro momento vê-se apenas um"furacão" de bolas, porém ao prestar mais atenção pode-se ver o rosto de uma mulher.


Em detalhe

A exposição está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake com entrada franca, mediante retirada de senha no local.



Estive lá no domingo passado e foi super tranquilo retirar a senha e visitá-la, bem diferente da exposição anterior "Obsessão Infinita" da artista plástica Yayoi Kusama.

As senhas são distribuídas de terça a domingo, a partir das 10h, para três horários de visitação: às 11h, às 14h e às 17h e são válidas somente para o dia em que forem retiradas. Cada visitante poderá retirar no máximo duas senhas. Vejam mais detalhes aqui.

Meu tempo de espera entre pegar a senha e entrar foi em tono de 40 min, tive sorte. Para quem já ficou 3 horas na fila para visitar a exposição "Mestres do Renascimento", 40 min não foi nada hahahaha


Visitei a exposição tranquilamente, o único local onde teve um tempinho maior de espera, porém nem um pouco exaustante, foi para ver a obra Rosto de Mae West utilizado como apartamento, pois nesta época de selfie todos queriam registrar sua presença ;)



Vejam os detalhes dos móveis formando o rosto: os quadros são os olhos, a lareira é o nariz e o sofá a boca, além das cores da parede e do piso, e o "portal" (ou cortina) completando o rosto ;)


* Dica: ao entrarem na sala da instalação Rosto de Mae West, o ideal é sentar no sofá e fotografar através do espelho. Só depois que minha amiga e eu já tínhamos fotografado, a funcionária (que presenciou a cena) nos avisou que a melhor forma de fotografar seria esta. Sem comentários, hein? :(

Além desta instalação, toda a exposição pode ser fotografada, como puderam ver nesta postagem, mas sem flash, óbvio! .)

Então aproveitem, fotografem bastante e usem a hashtag, #DalíSP, para postá-las nas redes sociais.

A exposição ficará em cartaz até Janeiro/2015, porém não deixem para visitá-la só no final, pois vocês sabem que brasileiro costuma deixar tudo para a última hora. Depois não adianta reclamarem se não conseguirem senha para entrar ou esperarem muito, o melhor é evitar esses  transtornos. Fica a dica ;)

Mais informações:
Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Rua dos Coropés, 88 – Bairro: Pinheiros – São Paulo/SP (Próximo à Estação Faria Lima do Metrô - Linha Amarela)
Telefone: (11) 2245-1900
Data e Horário: Até 11/01/2015 de terça a domingo das 11h às 20h
Ingresso: Gratuito - Mediante retirada de senha no local
Vejam AQUI mais detalhes sobre a distribuição das senhas
Site: http://www.institutotomieohtake.org.br/

2 comentários:

  1. Simone que lindas imagens.. Salvador Dalí é um gênio, adoraria ir a exposição mas como sou do interior de Minas fica complicado, mas a agradeço por compartilhar um pouco conosco.. Abraços e sucesso sempre!!

    Att; Wesley Felício
    madeinbrazilarteartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, muito obrigada! Fico contente que tenha gostado e que através desta postagem você possa ter visto um pouquinho da exposição. Vamos torcer para que a mostra vá para Minas!
      Abraços

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!