.

São Luiz do Paraitinga: o renascimento


Fundada em 1769, São Luiz do Paraitinga é uma cidade da região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. É um local lindo e com uma rica história.

Área verda (Foto: Simone Silva)

Durante todo o ano são promovidas diversas festas folclóricas. Um dos eventos mais famosos é o Carnaval, festejado ao som das marchinhas, bonecos gigantes, blocos nas ruas e foliões animados, mesmo tendo que descer e subir ladeiras várias vezes hahahaha

Boneco do Carnaval de S. Luiz do Paraitinga (Foto: Simone Silva)

O Centro da cidade é típico e charmoso como da maioria das cidadezinhas do interior, ou seja, uma praça bem cuidada onde se localiza a Igreja Matriz (datada do século XVII) e em seu entorno várias casinhas históricas, mas infelizmente, todas essas construções foram tomadas pela água, durante uma forte enchente que ocorreu no início de 2010 que praticamente destruiu a cidade, estão lembrados?

Eu não consigo esquecer a cena  do momento em que a Igreja Matriz São Luís de Tolosa desabou, parecia castelinho de areia levado pela água, foi algo extremamente triste.

Além da Igreja Matriz, muitas construções históricas foram destruídas, bem como moradias e estabelecimentos, ocasionando em milhares de pessoas desabrigadas.

Estive em São Luiz do Paraitinga em Outubro/2011, menos de dois anos após ter sido devastada. E para minha surpresa
boa parte da cidade estava reerguida, fiquei feliz com tudo o que vi, afinal, era bem diferente de outros locais do Brasil que também passaram por catástrofes, mas que boa parte dos donativos foi desviada, impedindo a reconstrução da cidade e, consequentemente, a devolução da dignidade aos seus moradores.

Construção restaurada (Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Confesso que quando cheguei fiquei um pouco apreensiva, pois o tempo estava bem fechado e no período da tarde choveu muito, mas nada de mal aconteceu, muito pelo contrário, foi um passeio bem agradável.

Neste post mostrarei como a cidade estava em Outubro/2011, porém, atualizarei na medida do possível. Venham comigo!

Comecei o passeio pelo Mercado da Cidade, lugar onde abriga lojinhas de artesanatos e restaurantes, mas poucos estavam funcionando.

Mercado da cidade (Foto: Simone Silva)

Visitei a Capela das Mercês que já estava restaurada.

Capela das Mercês (Foto: Simone Silva)

Altar (Foto: Simone Silva)

Localizado na Rua Cel. Domingues de Castro, 55, ao lado da Capela das Mercês está a atual sede do Instituto Elpídio dos Santos, instalada no antigo casarão do músico luisiense. 

(Foto: Simone Silva)

Na janela do Instituto

No Instituto há exposições que contam a história do músico e da cidade.

(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Além disso há um local dedicado a reconstrução que dispõe de depoimentos sobre aquele período. Neste local chamou-me a atenção um painel contendo uma frase de Fernando Pessoa, que resume perfeitamente a cidade de São Luiz do Paraitinga: “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce.”

(Foto: Simone Silva)

Subi a Ladeira das Mercês, onde a resistência física e o fôlego são testados kkkkkk

* Dica: por ser uma cidade repleta de ladeiras, para melhor aproveitamento do passeio usem calçados e roupas confortáveis e levem uma garrafinha d'água.

Ladeira da Mercês (Foto: Simone Silva)

Passei em frente a Casa onde nasceu Oswaldo Cruz (1872 - 1917), importante cientista e médico sanitarista.

Essa construção foi tombada pelo SPHAN - Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1956 e pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico em 1973.

Casa onde nasceu Oswaldo Cruz (Foto: Simone Silva)

Busto de Oswaldo Cruz (Foto: Simone Silva)

Após muita subida finalmente cheguei a Igreja N. Sra. do Rosário, que fica bem no alto da cidade, local onde foram armazenados grande parte dos donativos, na época da enchente.

Igreja N. Sra. do Rosário (Foto: Simone Silva)

Quando estive lá, a igreja necessitava ser reformada, o que aconteceu algum tempo depois e foi reinaugurada em Outubro/2013.

Belos vitrais (Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Por último passei pela Igreja Matriz São Luís de Tolosa que ainda estava sendo reconstruída, infelizmente não tirei foto. Sua reinauguração foi em Maio/2014.

Fiz esse bate e volta até São Luiz do Paraitinga através de excursão e foi muito proveitoso. Almocei em uma pousada, não lembro o nome, mas era localizada fora do centro da cidade. A comida estava deliciosa.

Boneco típico (Foto: Simone Silva)

Após o almoço, teve contação de "causos”, brincadeiras rs e para terminar com chave de ouro um chá da tarde cheinho de guloseimas típicas do interior (bolos, doces, pães caseiros), ao som da autêntica música caipira. Que delícia!!!

Muita animação (Foto: Simone Silva)

Autêntica "moda de viola" (Foto: Simone Silva)

Amo cidadezinhas históricas, como São Luiz do Paraitinga, não para morar, pois ainda não consigo imaginar-me vivendo fora da minha amada e louca São Paulo kkkkk, mas para passear e renovar as energias não tem coisa melhor do que passar um ou alguns dias em locais assim ;)

Engraçado os dizeres na casinha "Cai e pira" kkkkk (Foto: Simone Silva)

Sinceramente, eu já admirava essa cidade e tinha muita vontade de conhecê-la, mas após visita-la minha admiração aumentou e quero voltar em breve para vê-la ainda mais linda e totalmente reerguida!

E vocês, já estiveram em São Luiz do Paraitinga? Contam-nos como foi!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Quando conhecer, passa aqui para dizer como foi ;)

      Excluir
  2. Eu adoro São Luiz moro bem pertinho e sempre que posso estou lá. São Luiz é um lugar muito bom pra relaxar e estar em contato com a natureza. Seu post ficou ótimo as fotos os detalhes contam bem a história da cidade.Parabéns pela matéria♥
    www.lilianlima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Lilian, que bom que gostou!

      Excluir
  3. OLÁ SIMONE. CAI E PIRA É A MARCA QUE MINHA MULHER E EU TEMOS. FAZEMOS ARTESANATO EM SÃO LUIZ E ESSA PEÇA É UMA CAIXA EM FORMA DE CASA, QUE FIZEMOS PARA A POUSADA SERTÃO DAS COTIAS. QUANDO PASSAR POR SÃO LUIZ NOVAMENTE, NOS PROCURE. TEMOS UMA LOJA NA RUA DO MERCADO MUNICIPAL. UM ABRAÇO. FÁBIO - CAI E PIRA OFICINA DE ARTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio! Que bacana, eu não sabia. Achei o nome muito criativo ;)
      Pode deixar que visitarei a loja na próxima vez!
      Abraço

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!