.

Futebol: paixão nacional

Que tal aproveitarem o clima da Copa do Mundo de Futebol e levarem as crianças para curtirem um passeio, por um museu todo dedicado a este tema?

Entrada do Museu (Foto: Simone Silva)


Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, visitar o Museu do Futebol é uma excelente opção para levar a criançada, ainda mais nesta época de Copa do Mundo.

Estádio do Pacaembu (Foto: Simone Silva)

Em um primeiro momento, pode-se achar que apenas os fanáticos por futebol gostarão, mas estão enganados! Esse museu agrada toda a família, é dinâmico e interativo, é sem dúvida um dos melhores museus da cidade.

* Dica: Se forem aos sábados, poderão aproveitar para provarem o famoso pastel da feira do Pacaembu.

(Foto: Simone Silva)

Aproveitei o feriadão de Corpus Christi para passear pela cidade e visitar lugares que não conhecia, um deles foi o Museu do Futebol.

No térreo do museu fica o espaço reservado para as exposições temporárias. Até o final da Copa do Mundo 2014 estará em cartaz a exposição “Brasil 20 Copas”. Nela estão expostos objetos como: a bola utilizada na final de 1962 (Brasil X Tchecoslováquia), quando o Brasil conquistou o bicampeonato mundial e a réplica da taça Jules Rimet, original conquistada pelo Brasil ao se tornar a primeira seleção tricampeã.

Exposição temporária (Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Bola da final da Copa de 62 (Foto: Simone Silva)

Réplica da Taça Jules Rimet (Foto: Simone Silva)

As salas das exposições permanentes são surpreendentes, há vídeos, narrações antigas, projeções de jogadores, fotografias do final do século XIX até 1930, curiosidades sobre futebol, camisa usada por Pelé na Copa de 70, entre outros.

Projeções de jogadores, na sala "Anjos barrocos" (Foto: Simone Silva)

Fotos antigas na sala "Origens" (Foto: Simone Silva)


Camisa usada por Pelé na Copa de 70 (Foto: Simone Silva)

Brazuca (Foto: Simone Silva)

Difícil dizer qual dos espaços é o melhor, mas um dos mais emocionantes é o chamado “Exaltação”: ao subir a escada rolante já se podem ouvir os hinos cantados por diversas torcidas brasileiras. É arrepiante, a sensação é de estar num estádio no meio da torcida, vibrando e torcendo pelo seu time, sensacional!

Sala "Exaltação" (Foto: Simone Silva)

Na sala “Copa do Mundo” é muito interessante a forma pela qual as histórias das copas são contadas. Há um paralelo entre as Copas e o que estava acontecendo na época de cada uma delas, na política, cultura, economia e sociedade.

(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Jairzinho no final da Copa (Foto: Simone Silva)

Jogadores da Copa de 70 (Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Após passar pela “Passarela Radialista Pedro Luiz”, chega-se ao local onde descobrimos curiosidades sobre o futebol.

Sala "Números e Curiosidades" (Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Tudo é bola, inclusive cabeça de boneca kkkkk (Foto: Simone Silva)

Chuteiras de 1914 e 1930, parecia a bota do Chaves kkkk (Foto: Simone Silva)

Mais uma de 1930 e a outra de 1948 (Foto: Simone Silva)

A evolução das chuteiras rs: 1950, 1970 e 2009 (Foto: Simone Silva)

Em seguida pode-se visitar a arquibancada do Estádio e ter uma visão geral do mesmo.

Estádio do Pacaembu (Foto: Simone Silva)

No finalzinho da visita há o momento mais interativo, onde os visitantes podem participar de um pênalti virtual. Funciona assim: o visitante chuta a bola e através de um sensor é medida a velocidade e direção da bola, fazendo o goleiro virtual defender ou não o pênalti. No final é tirada uma foto do participante, que fica disponibilizada no site do Museu. Eu participei, dei meu chute, fiz um gol, mas a foto...essa deixou a desejar kkkkkk Vejam:

Nem me esperaram olhar para a câmera e já tiraram a foto kkkkk Que afobados kkkkk

Como puderam perceber, percorrer esse museu é viajar não apenas pela história do futebol, mas também pela história do Brasil do século XX. Portanto, não percam tempo e venham desvendar o universo deste esporte que por vezes se confunde e se mistura com a história do nosso país: o país do futebol!

Mais informações:
Museu do Futebol
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 741 - Bairro: Pacaembu - São Paulo/SP (Próximo a Estação Clínicas - Linha amarela do Metrô)
Horário de Funcionamento: De terça a domingo - Até 13/07/2014: das 9h às 21h - Após 13/07/2014: das 9h às 17h
Horário diferenciado em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, verificar no site do museu.
Telefones: (11) 3812-6667
Ingresso: Inteiro: R$6,00 / Meia-entrada: R$ 3,00 (Professores da Rede Pública aposentados, estudantes com carteirinha, maiores de 60 anos e aposentados, mediante comprovação) / Isenção: Crianças até 7 anos (mediante a apresentação de documento de identidade), Professores da Rede Pública (Municipal, Estadual ou Federal) com apresentação de holerite com data atual e Pessoas com deficiência (a gratuidade é estendida para 1 acompanhante).
Entrada Gratuita às quintas-feiras e aos sábados
Site: http://museudofutebol.org.br/

Gostaram? Então compartilhem, curtam a fanpage do blog e fiquem por dentro de todas as novidades ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!