.

Como "sobreviver" em uma excursão

Ilustração: Photoscape

Ao lerem o título desta postagem, muitos de vocês devem estar pensando que sou contra excursão, já que escrevi de uma maneira irônica hahaha, mas isso não é verdade, muito pelo contrário, quero mostrar as vantagens e, principalmente, as atitudes a serem tomadas para usufruí-la da melhor maneira possível.

____________________________________________________
* Excursão é quando fazemos uma viagem em grupo, seja ela "bate e volta" ou com maior duração, onde está praticamente tudo incluso, como: transporte, hospedagem, passeios guiados, ingressos dos locais visitados e refeição (muitas vezes pensão completa).
____________________________________________________

Viajar através de excursão é um tema muitas vezes polêmico, provido de preconceitos, afinal, muitos não gostam, tem alguns que simplesmente odeiam kkkk, acham que é coisa de turista, que é uma "furada", que não vale a pena enfim...

No entanto, participar de uma excursão, como tudo na vida, tem suas vantagens e desvantagens. Eu já fiz várias e acho vantajoso em diversos aspectos, como:

* Praticidade: planejar uma viagem desde a compra das passagens, passando pela escolha do hotel, pesquisa e definição de roteiro é algo que realmente gosto de fazer, mas tudo isso é muito trabalhoso, requer paciência e organização, por isso de vez em quando é bom utilizar os serviços prestados por agências e simplesmente aproveitar a viagem sem se preocupar em comprar ingressos, pegar filas e tantas outras coisinhas que fazem perder tempo. A praticidade é sem dúvida a maior vantagem.

* Para pessoas que não possuem carro: eu não tenho automóvel e também não é sempre que consigo coincidir datas com amigos que tenham carro, para dividir os gastos e viajar. É nesta hora que opto pelas excursões, conheci vários lugares através delas que dificilmente conseguiria ir por conta própria.

* Quando ficará pouco tempo em um determinado local: neste caso, ir em excursão possibilitará um ganho maior de tempo o que, consequentemente, favorece um melhor aproveitamento do local.

* Quando não tem companhia para viajar e não gosta de ir sozinho: faço para deste grupo que não gosta de viajar sozinho rs, mas estou me preparando para em breve modificar este conceito hahahaha Uma das formas da minha preparação foi participar de excursões "bate e volta" sozinha e gostei bastante, conheci muitas pessoas legais, foi muito proveitoso.

Como eu já fiz muitas viagens através de excursão, tenho algumas dicas que quero dividir com vocês, para que possam aproveitar melhor quando precisarem ou quiserem participar de uma. Vamos conferir?

1) Escolher uma boa agência:
Para mim, a escolha da agência é o ponto principal, essencial para o aproveitamento do passeio. Tem que pesquisar direitinho e verificar se a empresa é confiável, se tem credibilidade.

2) Cumprir horários e roteiros:
Isso é primordial para participar de uma excursão, caso contrário prejudicará o cronograma e, consequentemente, a viagem dos colegas de grupo. Além de ser "taxada" como "atrasilda", sem noção e "por aí vai".
Se quiser fazer seus próprios horários aconselho não viajar em grupo! Mas, se de repente está na excursão e não quiser participar de algum dos passeios, você tem total direito, porém DEVE avisar ao guia turístico responsável, para que ele não fique preocupado imaginando o que aconteceu com você, que sumiu de repente. Tenha sempre bom senso, SEMPRE! A regra de: "não faça com os outros o que não quer que façam com você" resume muito bem o comportamento que todos devem ter em uma excursão ;)

3) Exercitar a tolerância:
Tolerância é a palavra chave. Lembre-se que a viagem é em grupo, na maioria das vezes em torno de 30 pessoas, ou seja, por mais que seja dito para não atrasar, sempre haverá um  que se atrasará em algum momento. Lamento, mas isso é inevitável :(
Portanto, caso não queira fazer parte do grupo dos "reclamões" o melhor a fazer é exercitar a tolerância e paciência.
Leve um livro, uma revista ou escute música durante a espera dos "atrasildos", por exemplo.

Ilustração: Photoscape

Quando algo desagradável acontecer não fique estressado, pois isso não resolverá nada, muito pelo contrário só irá piorar a situação. Ao invés disso lembre-se da sua aula de yoga e medite kkkkk Brincadeiras à parte, nesse momento respire fundo e controle-se é o melhor a fazer ;)

4) Pesquisar sobre o local e roteiro: 
Apesar do comodismo de ter a agência para fazer o roteiro por você, é muito importante pesquisar sobre os locais visitados e comparar sua pesquisa com o roteiro proposto pela agência.
Desta forma, saberá se está de acordo com o seu interesse e evitará surpresas desagradáveis.
Além disso, na maioria das vezes é disponibilizado um tempo livre para as pessoas usufruírem como quiser, neste caso, se já pesquisou sobre o lugar, saberá aproveitá-lo muito bem.

5) Ser flexível: 
Numa viagem em grupo o que prevalece não é a SUA vontade, mas sim a do GRUPO! Portanto, seja flexível! Tenha em mente que muitas vezes é preciso abrir mão de alguma coisa para manter a harmonia do grupo. Deixe para fazer o que quer no período do tempo livre ;)

Ilustração: Photoscape


6) Levar uma "farmacinha": 
Antes de ser questionada, já adianto que isso não é coisa de terceira idade como muitos pensam rs
Essa dica é válida não apenas para quem tem que tomar medicamentos regularmente, mas também para todas as pessoas. É importante levar o básico: analgésico, remédio para má digestão e um remedinho para enjoo, pois vai que você passa mal durante a viagem na estrada ou passeio de barco, é melhor prevenir rs
Desta forma, você não estragará o seu passeio e nem o dos colegas.

7) Estar aberto para o novo:
Viajar em grupo é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e lidar com vários tipos de pessoas e situações, é realmente um grande aprendizado! Portanto, seja receptivo e não desperdice a chance de conhecer pessoas e trocar experiências =)

Bom, essas são as minhas dicas para um bom aproveitamento e convivência durante uma viagem em excursão, espero que eu tenha ajudado ;) E vocês, já participaram de alguma excursão? Quais são as suas dicas?

4 comentários:

  1. Já participei de várias! Bate-volta, viagens longas, com meus pais, com amigo da faculdade, com 18 pessoas da família, etc e outra dica é sempre que te perguntarem que horas temos que se encontrar, responda 15 minutos mais cedo! Aí vc já ajuda o grupo inteiro a não se atrasar! rs Tente fazer o seu cronograma um pouquinho diferente para não ter que ficar na fila interminável do banheiro ao final das refeições, da recepção para fazer check-out e coisas do tipo, do caixa da lojinha, etc rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Fernanda! Ótima sugestão essa de falar 15 minutos mais cedo, vou colocá-la em prática ;)
      Eu tinha esquecido desta dica de ir "contra o fluxo" rs

      Excluir
  2. Ótimo texto. É como vc disse tudo tem seus pros e contras. Em alguns casos também prefiro a excursão. Abraço. ;-)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!