.

Colonia del Sacramento (Bate e volta)

Olá pessoal!!! Hoje contarei sobre um "bate e volta" que fiz quando estava em Buenos Aires. Foi para Colonia del Sacramento no Uruguai. Uma delícia de lugar, uma cidadezinha linda que, mesmo em pouquíssimo tempo, ficou guardadinha no meu coração.

Sabe aquelas cidades pequenas, muito charmosas, com uma parte histórica linda e preservada, que não tem como não se apaixonar? Assim é Colonia del Sacramento, um vilarejo as margens do Río de la Plata que encanta a todos pela beleza e aconchego.

Só por essa introdução já perceberam que eu amei conhecer esse lugar, não é mesmo? kkkkk Por isso vou contar todos os detalhes para vocês, vamos lá?


Como chegar:
Saí de Buenos Aires com destino a Colonia del Sacramento através da embarcação da empresa Buquebus, que fornece dois tipos de barcos: o rápido (com duração de 1 hora) e o lento (com duração de 3 horas). Escolhi o rápido, já que faria uma "bate e volta" e não poderia perder tanto tempo na travessia.

Buquebus (Foto: Patricia Rodrigues)

O barco rápido da Buquebus é confortável, há lanchonete e um pequeno Free Shop.

Dentro do Barco Rápido Buquebues (Foto: Patricia Rodrigues)

Free Shop (Foto: Patricia Rodrigues)

A Buquebus é a mais tradicional e conhecida, por isso optei por ela, mas há outras duas empresas* que fazem a ligação entre Buenos Aires e Colonia del Sacramento, são elas: Colonia Express e Seacat.

Todas possuem site para compras on line o que facilita e também ajuda a obter passagens mais baratas. Eu não comprei apenas as passagens, optei pela compra de um pacote que incluía as passagens ida e volta, traslado Terminal x Centro x Terminal, passeio guiado pela cidade e almoço (tarde livre).


Confesso que gosto de fazer passeio guiado em cidades históricas, para conhecer mais detalhes sobre o local e até curiosidades, enfim, mas isso é muito pessoal então cada um age da forma que achar melhor.

Para quem não quiser pagar a mais por esse serviço, dá para visitar a cidade tranquilamente, sem nenhum problema. Para isso recomendo que retire um mapa da cidade no Centro de Visitantes, localizado na saída do Terminal Portuário.

Obs.: Recomenda-se chegar 1 hora antes no Terminal Portuário, pois há filas e também passa-se pela imigração.

Links das empresas*
Buquebus: http://www.buquebus.com
Colonia Express: http://coloniaexpress.com/ar
Seacat: http://www.seacat.com.ar


Um pouco sobre a história:
A mais antiga cidade do Uruguai, Colonia del Sacramento, foi fundada pelos portugueses e após anos e mais anos de muitos conflitos os espanhóis a dominaram. Devido a isso há uma mescla da cultura portuguesa e espanhola presente na arquitetura das casas, nas ruas e igrejas.

Em 1995 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Placa da UNESCO (Foto: Simone Silva)


Pontos que visitei:
O passeio começou pelo antigo Portão de Armas (Portão da Cidadela), onde haviam as muralhas que protegiam a cidade.

Portão da Cidadela (Foto: Simone Silva)

Passando por este portão encontra-se a Praça Principal do Centro Histórico.

Em seguida fui a Calle de los Suspiros, uma rua estreita, de pedras e com casinhas típicas do século XVIII.

(Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

A origem deste nome é um mistério: uns dizem que foi dado por antigamente ali ser o local, por onde percorriam os condenados à morte antes de serem executados (suspiros de lamento e dor). Outros dizem que aquela rua era tida como a rua da prostituição e por isso esse nome. A origem correta ninguém sabe, mas é melhor assim, pois as lendas e histórias tornam este lugar ainda mais interessante.
vam enquanto caminhavam para a morte. Outra teoria, mais romântica, é de que uma jovem esperava pelo amado, quando um mascarado cravou um adaga em seu peito, restando um último suspiro, antes do adeus. Por fim, a lenda mais propagada é de que nestas ruas localizavam-se as casas de prostituição, e os suspiros tanto poderiam ser das moças, durante o trabalho, quanto dos rapazes, que suspiravam pelas “meninas” da rua. - See more at: http://mapadomundo.org/colonia-del-sacramento/calle-de-los-suspiros/#sthash.yDED6DqV.dpuf
vam enquanto caminhavam para a morte. Outra teoria, mais romântica, é de que uma jovem esperava pelo amado, quando um mascarado cravou um adaga em seu peito, restando um último suspiro, antes do adeus. Por fim, a lenda mais propagada é de que nestas ruas localizavam-se as casas de prostituição, e os suspiros tanto poderiam ser das moças, durante o trabalho, quanto dos rapazes, que suspiravam pelas “meninas” da rua. - See more at: http://mapadomundo.org/colonia-del-sacramento/calle-de-los-suspiros/#sthash.yDED6DqV.dpuf
vam enquanto caminhavam para a morte. Outra teoria, mais romântica, é de que uma jovem esperava pelo amado, quando um mascarado cravou um adaga em seu peito, restando um último suspiro, antes do adeus. Por fim, a lenda mais propagada é de que nestas ruas localizavam-se as casas de prostituição, e os suspiros tanto poderiam ser das moças, durante o trabalho, quanto dos rapazes, que suspiravam pelas “meninas” da rua. - See more at: http://mapadomundo.org/colonia-del-sacramento/calle-de-los-suspiros/#sthash.yDED6DqV.dpuf

vam enquanto caminhavam para a morte. Outra teoria, mais romântica, é de que uma jovem esperava pelo amado, quando um mascarado cravou um adaga em seu peito, restando um último suspiro, antes do adeus. Por fim, a lenda mais propagada é de que nestas ruas localizavam-se as casas de prostituição, e os suspiros tanto poderiam ser das moças, durante o trabalho, quanto dos rapazes, que suspiravam pelas “meninas” da rua. - See more at: http://mapadomundo.org/colonia-del-sacramento/calle-de-los-suspiros/#sthash.yDED6DqV.dpuf

Outros locais que conheci foram as ruínas do Convento de São Francisco Xavier e o Farol. Mais um local que os apaixonados por fotografia enlouquecem ;)

Ruínas e Farol (Foto: Patricia Rodrigues)

Farol (Foto: Simone Silva)

A Basílica del Santísimo Sacramento traz em seu interior algumas obras de arte da época colonial.

Basílica del Santísimo Sacramento (Foto: Patricia Rodrigues)

Interior da Basílica (Foto: Patricia Rodrigues)

Caminhar pelas ruas de paralelepípedos, admirando seus casarões coloniais é como se nos transportássemos ao século retrasado ou que estamos em uma cidade cenográfica para uma novela ou filme de época, é maravilhoso!!! 

Essa foto mereceu um efeito sépia rs (Foto: Patricia Rodrigues)

(Foto: Patricia Rodrigues)

(Foto: Patricia Rodrigues)

Ah já ia esquecendo, visitei também as ruínas da Plaza de Toros

Ruínas da Plaza de Toros (Foto: Patricia Rodrigues)

(Foto: Patricia Rodrigues)

No período da tarde, após o almoço caminhei pela margem do Río de la Plata e foi uma grata surpresa passear por ali. Um cenário mais lindo que o outro.

Veleiros e barcos no Río de la Plata (Foto: Patricia Rodrigues)

(Foto: Patricia Rodrigues)

(Foto: Patricia Rodrigues)

Próximo dali visitei uma feirinha de artesanato e aproveitei para comprar o ímã para minha coleção ;)

Apesar de ter lido que a vida noturna da cidade é calma e que não há muitas opções, me arrependi de não ter ficado ao menos uma noite lá, gostaria de ter visto as ruas iluminadas pelas lamparinas, sentir o clima da cidadezinha à noite, deve ser cinematográfico, mas ficará para uma próxima vez. Porque haverá uma próxima vez, quando eu for a Montevidéu voltarei lá ;)

Ao final do passeio, conversei com uma brasileira que me disse que Colonia lembrava muito Paraty. Sei que é errada essa mania de comparar cidades, afinal cada uma tem suas características próprias, porém neste caso tinha sido a terceira pessoa naquele dia que me dizia isso.

Como em 2010, quando fui a Colonia, ainda não tinha ido a Paraty, não pude tirar minhas conclusões, mas confesso que essa comparação aguçou ainda mais minha vontade de conhecer a cidade do litoral sul fluminense, o que ocorreu apenas em 2012 (vejam aqui).

Após conhecer as duas cidades, posso dizer que a semelhança é serem cidades históricas a beira d'água kkkk (mar no caso de Paraty e rio em Colonia). Ambas são encantadoras, apaixonantes, belas e charmosas como toda cidade história bem preservada. Resumo: quero voltar a ambas :D

Gostaram? Então compartilhem, curtam a fanpage do blog e fiquem por dentro de todas as novidades ;)

6 comentários:

  1. Sou louca pra conhecer Colonia. Adorei o mistério em torno da Rua de los suspiros e concordo contigo: melhhor deixar o suspense no ar mesmo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Colonia é realmente um encanto de cidade ;)
      Obrigada por visitar o blog e seja sempre bem-vinda!

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiência... VC sabe se de Colônia dá pra ir direto a Montevidéu? Qual seria a distância? Qual seria o meio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leirner, não tem do que agradecer! Fico realmente feliz em poder compartilhar e ajudar outras pessoas através dos meus relatos, essa é a melhor recompensa ;)
      Respondendo a sua pergunta: Sim, é possível sair de Colonia com destino a Montevidéu. Há ônibus que saem do Terminal de Colonia para o Terminal Tres Cruces na capital uruguaia, o tempo de viagem dura em média 2h40.
      bjs

      Excluir
  3. Olá.
    Colonia Sacramento, das duas vezes que fui á Buenos Aires minha intenção era fazer um bate volta
    por lá e não deu certo, Foi uma pena porque vendo seu post fiquei encantada e gostaria muito de conhecer tambem.
    Creio que não vai faltar oportunidade , afinal não é tão longe assim.
    Simone, adorei seu blog, vou retornar aqui para pegar dicas e quando publicar me avise se for possível pois como você sabe a vida é uma correria.
    Beijos muito boa sorte e um excelente final de semana.
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Isabel, fico muito contente que tenha gostado do blog! Quanto a Colonia del Sacramento, realmente não faltarão oportunidades para conhece-la!

      Nossa vida é corrida mesmo, por isso para não cair no esquecimento e para você não perder nenhuma nova publicação, pode cadastrar seu e-mail no "Receba nossos posts por e-mail" do lado direito, abaixo do "translate" ou se preferir pode seguir o blog no facebook ou G+, sempre que há uma nova postagem, eu aviso por lá ;)

      Muito obrigada pela visita e seja sempre muito bem-vinda!
      bjs e ótimo fim de semana para você também!

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!