.

"Mi Buenos Aires querido" (Parte II)

Olá pessoal!!! Demorei um pouquinho, mas aqui estou para continuar relatando sobre a viagem a Buenos Aires. Hoje contarei sobre os principais pontos turísticos que visitei, na região Central. Vamos conferir!!!

Como eu disse na 1ª postagem, minha amiga e eu ficamos hospedadas no Centro, próximo as principais atrações. Desta forma, conhecemos todos os locais da região central a pé, sem tornar-se cansativo, pois as ruas de BsAs são planas, fáceis para caminhar.

Fonte do mapa: Google Maps

Legenda:
1) Plaza de Mayo
2) Casa Rosada
3) Catedral Metropolitana
4) Calle Florida
5) Galerías Pacífico
6) Av. Nove de Julho
7) Obelisco
8) Hostel Portal del Sur (onde nos hospedamos)

Plaza de Mayo:
É a principal praça do Centro de Buenos Aires, seu nome original era Plaza Mayor, porém em homenagem a Revolução de Maio de 1810, mudaram para Plaza de Mayo.

No centro da praça há um monumento conhecido como Pirâmide de Maio, também em homenagem a mesma Revolução.

Plaza de Mayo e Pirâmide de Maio (Foto: Simone Silva)

Esta praça é de grande importância para os argentinos, pois foi e ainda é "palco" de importantes momentos da vida política da Argentina.

Um destes momentos está lembrado no calçamento central da praça, onde há lenços pintados simbolizando as "Madres de la Plaza de Mayo", mães que se reuniram na Plaza de Mayo para reivindicar informações sobre seus filhos desaparecidos por conta da ditadura. Semanalmente iam até a praça em busca da verdade e da justiça.

Em seu entorno encontram-se: a Casa Rosada, a Catedral e o Cabildo.

* Dica: Para quem está hospedado distante do Centro, uma opção para chegar até a praça é utilizar o metrô "Subte", há inclusive uma estação ao lado da Plaza de Mayo - Linha "A" ;)

* Curiosidade: A Linha "A" do metrô argentino iniciou suas atividades em 1913 e foi o primeiro sistema metroviário da América Latina. Em 2010, quando estive lá, o "Subte - Línea A" ainda utilizava os antigos trens de madeira, da época da sua inauguração.

Trem antigo - Linha A (Foto: Simone Silva)

Quando comprei o bilhete o funcionário do metrô me informou que eu deveria mantê-lo comigo até chegar ao meu destino, pois continha o seguro de vida. Achei estranho, mas quando passei a catraca e vi o trem de madeira se aproximando, descobri o motivo do tal seguro de vida kkkkkkkkk

Brincadeiras à parte, apesar de ser diferente utilizar trens tão antigos, para muitos até charmosos, devia ser ruim para os passageiros que utilizavam frequentemente, pois não tinha nenhum conforto, era mal iluminado e a impressão que se tinha era de não ser seguro.

Pesquisei sobre esta linha do metrô e verifiquei que, após 100 anos de uso, os trens de madeira foram substituídos por trens modernos.

Casa Rosada:
É a Sede do Governo Argentino. Em seu interior está instalado o Museu da Casa do Governo, infelizmente, não consegui fazer a visita interna :(

Casa Rosada (Foto: Simone Silva)

Tem uma arquitetura lindíssima, além de possuir um grande acervo de pinturas e esculturas.

(Foto: Patricia Rodrigues)

* Curiosidade: o palácio é da cor rosa apenas por fora, seu interior é em tons de amarelo.

Catedral Metropolitana:
Mais um local de arquitetura belíssima. Diferentemente da maioria das catedrais, esta não possui torre, na verdade é mais parecida com os templos gregos.

Sua fachada é imponente, há 12 colunas representando os apóstolos de Jesus Cristo.

Catedral Metropolitana (Foto: Simone Silva)

Em seu interior há um mausoléu onde encontram-se os restos mortais do General José de San Martín, herói da independência Argentina.

(Foto: Patricia Rodrigues)

* Curiosidade: Quando o Papa Francisco era cardeal, ficava nesta Catedral.

Calle Florida e Galerías Pacífico:
A "Calle Florida" é a rua comercial mais conhecida do centro. Nela há muitas lojas de todo tipo de produto (roupas, sapatos, artesanatos, acessórios entre outros) e camelôs também rs. Há inclusive uma filial da famosa Livraria "El Ateneo" (falarei sobre a matriz desta livraria nos próximos posts).

Calle Florida (Foto: Simone Silva)

Como em toda rua de grande comércio, recomenda-se ficar atento e tomar as devidas precauções, como: manter documento, cartão e dinheiro em um porta-documento (aqueles usados na cintura, por baixo da blusa), não portar acessórios de grande valor e ter cuidado com a bolsa.

Na esquina da Calle Florida com a Avenida Córdoba localiza-se o famoso shopping "Galerías Pacífico".

(Foto: Simone Silva)

Nele há lojas com preços altos, mas mesmo que não comprem nada por lá, visitá-lo é imperdível para quem gosta de admirar uma bela arquitetura e arte. É um prédio realmente lindíssimo e repleto de história.

Galerías Pacífico (Foto: Simone Silva)

Arte (Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

* Curiosidade: Vocês sabiam que o shopping disponibiliza visita guiada aos turistas? Pois é, quando estive lá eu não sabia disso, mas agora que soube quero compartilhar com vocês. Anotem aí:
Local de inscrição: Posto de informações localizado no térreo
Horários: De segunda a sexta às 11h30 e às 16h30
Duração do tour: 20 minutos
Obs.: Tour pode ser feito em espanhol, inglês, português e francês.

* Dica: Quem estiver longe deste shopping pode utilizar o metrô para chegar até lá (Linhas B e C)

Av. Nove de julho e Obelisco:
Esta avenida recebeu esse nome em homenagem a Independência da Argentina.

Teatro na Av. Nove de Julho (Foto: Simone Silva)

Dizem as "más línguas" que nossos hermanos costumam exagerar um pouco nas informações rs, um desses casos é que eles dizem que a Av. Nove de Julho é a mais larga do mundo :D Bom...se é, eu não sei, mas que é bem larga, ah isso é verdade hahahaha

Um dos monumentos mais conhecidos de BsAs é o Obelisco, localizado na Praça da Independência, no cruzamento das avenidas Corrientes e Nove de Julho. Foi construído em comemoração ao quarto centenário da cidade de Buenos Aires.

Obelisco (Foto: Simone Silva)

(Foto: Simone Silva)

Neste passeio a pé também é possível incluir Puerto Madero, mas resolvi fazer um post apenas para ele ;)

Gostaram? Então compartilhem, curtam a fanpage do blog e fiquem por dentro de todas as novidades ;)

2 comentários:

  1. Essa postagem tem muitos detalhes dos pontos turísticos, e está imperdível. Estou anotando tudo. Vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, anota tudinho mesmo ;) você vai amar BsAs!

      Excluir

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!