.

Salesópolis: Nascentes do Rio Tietê


O verão de 2014 no Brasil, entrará para história como um dos mais quentes. As temperaturas estão altíssimas, a sensação térmica então "nem se fala" e para piorar, as chuvas características desta estação não estão "dando as caras", o que poderá ocasionar racionamento de água em muitas cidades. Por tudo isso, é que o assunto mais comentado e falado ultimamente, é sobre a necessidade de utilizar água de maneira responsável e racional.

Infelizmente, a maioria das pessoas precisa de um "chacoalhão" para agir de forma consciente.

É incrível como o homem consegue destruir seu habitat, desmatar florestas, poluir o ar e os rios, desestabilizar a cadeia alimentar...entre tantos outros atos inconsequentes.

Entrando neste assunto, de preservação do meio ambiente, contarei para vocês sobre um passeio inspirador, onde podemos ver o Rio Tietê limpo e cristalino, bem diferente do que estamos (tristemente) acostumados.



Esse local fica na cidade de Salesópolis/SP, mais precisamente no Parque Nascentes do Tietê.

A caminho das Nascentes (Foto: Simone Silva)

O Parque é bonito, fica em uma área de Mata Atlântica, possui trilhas curtas e acessíveis para todas as idades.

Parque Nascentes do Tietê (Foto: Simone Silva)

Fila indiana em uma das trilhas rs (Foto: Simone Silva)

Durante a trilha, além de apreciar a vegetação e as flores, pode-se ouvir o canto dos pássaros e avistar alguns animais, é um passeio muito agradável.

Fiz a visita monitorada, pois estava em uma excursão. Ao chegar na nascente o orientador contou sobre a história do Rio de Tietê, é muito interessante.

Uma curiosidade: Os rios desaguam no mar, certo? No caso do Rio Tietê é diferente, o curso dele é atípico, pois apesar da sua nascente estar localizada na Serra do Mar, a aproximadamente 22km do oceano, ele segue para o interior do Estado passando por 62 municípios (aproximadamente 1.100km), para só então desaguar no Rio Paraná.
Agora me respondam: Existe um rio mais paulista do que esse? Isso que é amor pelo Estado de São Paulo :) Pena que a reciprocidade não exista, afinal ele deveria ser preservado.


Eis a nascente: cristalina (Foto: Simone Silva)


(Foto: Simone Silva)


(Foto: Simone Silva)

No parque também há um pequeno museu contando, através de fotos, a história do rio.

Museu Iconográfico (Foto: Simone Silva)

Terminei o passeio com o seguinte pensamento: "Quem sabe um dia o Rio Tietê, possa ser recuperado e levar vida por onde passar. Será isso uma quimera?" Bom...sinceramente espero que não.

Uma última observação: Não esperem apenas pelos governantes, façam a sua parte, pois toda mudança consistente não vem de fora, mas sim de dentro de cada um de nós, com atitudes e iniciativa. Podemos até não mudar o mundo, mas muitos problemas serão resolvidos. Fica a dica ;)

Tenham sempre em mente (Foto: Simone Silva)

Dicas:
- Usar roupas e calçados confortáveis;
- Usar protetor solar e repelente;
- Levar um lanche, pois no parque não há lanchonete (lembram-se de levar uma sacolinha para colocar o lixo e jogá-lo na lixeira)
- Não é necessário levar garrafinha de água, pois há bicas com água fresquinha

Mais informações:
Localização: Estrada do Pico Agudo, altura do km 6 - Bairro: Pedra Rajada - Salesópolis/SP
Horário de funcionamento: Diariamente (de segunda a domingo, inclusive aos feriados) das 8h às 17h
Valor: R$ 3,00

Gostaram? Então compartilhem e curtam a fanpage do blog!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Sua participação é muito importante para nós!